O Projecto Xiquitsi criado em 2013, é um projecto social de ensino colectivo de música, dirigido a crianças e jovens entre 6 e os 25 anos. O Xiquitsi tem duas vertentes: Formação de Orquestras e Coros de Moçambique e a Temporada de Música Clássica.
Para além de objectivos culturais e de desenvolvimento artístico, o projecto tem objectivos sociais claros: a integração e inserção social bem como a capacitação profissional de jovens e crianças.
Os alunos são maioritariamente provenientes de camadas sociais menos favorecidas. O projecto providencia acesso livre e gratuito ao ensino de música, para além de oferecer uma refeição diária e apoio para o transporte aos alunos mais carenciados.
O Xiquitsi oferece ainda aos melhores alunos – os mais avançados e mais velhos – oportunidades de se tornarem monitores/estagiários, colaborando na formação dos alunos iniciantes. Estes alunos, que beneficiam de uma bolsa de estudos, desenvolvem com esta actividade as suas capacidades enquanto futuros professores de música, contribuindo assim para a sustentabilidade do projecto.
Um dos conceitos nucleares do Projecto Xiquitsi, a descentralização, encontra eco no trabalho de divulgação e promoção da música clássica através da realização de actividades musicais nas escolas públicas e centros comunitários, em bairros e locais com menor acesso à música clássica, com o objectivo não só de dar a conhecer o mundo dos instrumentos musicais, como também demonstrar a sua importância e a da música na formação do indivíduo.
Anualmente a Temporada de Música Clássica apresenta cerca de dez concertos públicos nas maiores salas de espectáculo de Maputo, que contam com a participação de renomados músicos internacionais convidados.
Após mais de 10 anos de existência e muito trabalho realizado, o projecto Xiquitsi nas suas duas vertentes, é hoje um elemento incontornável no cenário musical na cidade de Maputo e no país.
O projecto Xiquitsi é presentemente patrocinado pela Embaixada da Noruega, Banco Absa Kia, Mozal, MPDC, Instituto Camões, Hollard Seguros, Montebelo Hotéis, , Irish Aid, Manica, Mcnet, AVM consultores e Portucel.
Patrocinadores