Os Prémios Mozal Artes e Cultura, iniciativa da Mozal e da Associação Kulungwana – têm como objectivo valorizar as artes e cultura moçambicanas, através do incentivo e divulgação de novos criadores de diferentes áreas artísticas, assim reforçando o apoio a novas criações e à promoção dos valores da arte contemporânea, num âmbito nacional.
O projecto teve a sua 1ª edição em 2018 premiando 6 categorias, à qual se acrescentou uma mais (Moda) na edição de 2019. Foi interrompido em 2020 e retornado em 2023, em versão reformulada, como Concurso. As 7 categorias seguintes propostas a premiação:
ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA, CINEMA E AUDIOVISUAIS, TEATRO, DANÇA, DESIGN DE MODA E VESTUÁRIO, MÚSICA.
Para a 3ª edição, em 2023, os proponentes passaram a fazer as candidaturas online, acedendo do mesmo meio aos regulamentos específicos para cada categoria e aos tutoriais de preenchimento.
Os concorrentes são avaliados anualmente por um júri selecionado pela Kulungwana de personalidades idóneas com capacidades publicamente reconhecidas nas categorias a concurso, composto de um membro por cada área, que analisam as propostas concorrentes e seleccionam 3 nomeados e um vencedor.
Anualmente podem assim ser selecionados 21 nomeados e 7 vencedores no conjunto das 7 diferentes áreas.
Os vencedores recebem um prémio de 120 000,00Mts, atribuído no final de cada ano, na cerimónia de premiação – Gala Prémios Mozal Artes e Cultura.