Colecção Crescente

É uma exposição anual que junta uma média de 100 artistas. Todos os anos é escolhido um tema que os artistas interpretam livremente nas suas obras.

A liberdade de experimentar levou à inovação no movimento artístico em Moçambique nos últimos dez anos. Para esta inovação contribuiu o facto de a participação não se limitar aos artistas consagrados, incluindo também jovens e artistas emergentes, bem como finalistas de escolas de arte. Uma variedade de técnicas têm sido usadas como pintura, escultura, fotografia e técnica mista – todas apresentadas sobre uma superfície em MDF de pequena dimensão de 18×18 cm, fornecida pela Kulungwana.

De certa forma pode dizer-se que este conceito apoiou uma espécie de processo de democratização na produção artística em Moçambique. Convidar estes artistas dá-lhes uma plataforma onde podem apresentar-se pela primeira vez a uma grande audiência. A criação da CC tem certamente contribuído para a reputação de Moçambique ser um país culturalmente rico e com uma vida cultural vibrante.

É a única exposição da Kulungwana que tem as suas peças à venda ao longo de todo o ano.

Em 2014 foi produzido o primeiro catálogo. Inicialmente modesto, é hoje um importante documento que a cada ano faz o ponto da situação da arte contemporânea em Moçambique, apresentando as obras no seu tamanho original.

Desde 2020 foi instituído o Prémio “MELHOR FUTURO” patrocinado pela empresa seguradora Hollard Moçambique.

Em cada edição são premiados três artistas. Estes artistas são selecionados por um júri de especialistas internacionais. O prémio consiste numa residência artística na África do Sul de cerca de uma semana com todos os custos pagos.


Patrocinadores


2024

Vencedores: Claudio Polá, Ouri Pota, Sakitifa