O projecto Cantate é uma iniciativa financiada pela União Europeia e implementada pela Kulungwana, em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo, Direcções provinciais da Cultura e Turismo e Casas Provinciais da Cultura, com o objectivo de promover os direitos humanos através da cultura.
O projecto visa oferecer uma alternativa à intolerância, ao radicalismo e à violência, através da orientação e ocupação construtiva para crianças, adolescentes e jovens entre 10 e 30 anos e membros de associações e grupos culturais nas províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa.
Actividades
As principais actividades do projecto são i) Ensino e Aprendizagem de expressões culturais, habilidades para vida e educação para a cidadania e ii) Capacitação de Associações Culturais locais.
Baseado na experiência e metodologia do projecto Xiquitsi são ministradas aulas de instrumentos de cordas, sopro, percussão e canto, bem como formação em habilidades para a vida e workshops em diversas categorias artísticas.
O corpo docente do projecto é constituído por profissionais formados pelo projecto Xiquitsi que proporcionam uma formação técnica e artística de qualidade aos alunos.
São também realizadas sessões de formação e capacitação de grupos/associações culturais em matérias de Legislação e Gestão Cultural, Empreendedorismo, Ética e Deontologia Profissional. É providenciado apoio às associações treinadas para sua legalização, como elaboração de estatutos e regulamentos e para o desenvolvimento e implementação de pequenos projetos culturais. Anualmente são realizados concertos e apresentações públicas pelos alunos e professores do Cantate nas cidades de Nampula, Pemba, Lichinga e Ilha de Moçambique.
Ainda no âmbito do projecto é providenciado apoio ás associações e grupos culturais locais para a realização de eventos.
Patrocinadores