Associação

Quem somos 

A Kulungwana é uma associação moçambicana para o desenvolvimento cultural. Foi criada em 2006 por um grupo de pessoas interessadas em cultura e arte nas suas variadas formas.

O objectivo geral da associação é a divulgação do conceito cultura em todas as suas vertentes, através da protecção e divulgação da cultura moçambicana a nível nacional e internacional.

Entre os seus vários objectivos específicos destacam-se a identificação, apoio e implementação de projectos de carácter educativo e formativo que contribuam para a consolidação e divulgação da cultura nacional nas suas diversas expressões; o estabelecimento de parcerias com entidades governamentais e privadas para apoio a actividades culturais; e o intercâmbio de ideias e experiências com organizações similares, nacionais e internacionais.

Visão, missão e valores

A visão da Kulungwana é de uma sociedade mais aberta e inclusiva, onde a cultura e arte contribuem para uma coesão social que respeita a diversidade dos vários grupos sociais, e são factores de progresso humano, social e económico e de redução da pobreza e das desigualdades sociais.

Para realizar esta visão, a Kulungwana vê como sua missão estimular a criação artística e cultural, em particular de jovens, proporcionando oportunidades de inovação, aprendizagem e divulgação, e promovendo a capacitação das e dos artistas e suas organizações, com vista a uma maior participação no mercado cultural e uma melhoria de qualidade de vida.

 A Galeria

Em 2008 a Kulungwana inaugurou a sua Galeria de Exposições na antiga “Sala de Espera” da Estação Central dos Caminhos de Ferro (CFM). A Galeria tem como propósito expor e divulgar trabalhos e actividades artísticas, facilitando a promoção de artistas nacionais.

Nos últimos 15 anos, foram organizadas mais de 120 exposições nas áreas de pintura, escultura, fotografia, cerâmica e desenho. Estas exibições disseminam o trabalho não só de artistas consagrados, mas também de novos e jovens artistas.